Amizade na visão da doutrina:

Hoje com a vida corrida do cotidiano, em meio a tantos afazeres, muitas vezes não encontramos tempo, ou simplesmente não nos lembramos dos amigos com tanta frequência.  Resgatando o valor da amizade, ter bons e verdadeiros amigos faz uma grande diferença, dá um colorido especial para a vida, ajudando afastar a solidão, possibilita dividir  ideias, experiências, sentimentos, momentos felizes e tristes. Parafraseando a famosa letra da música Canção da América de Milton Nascimento: “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Mesmo que o tempo e a distância digam “não”…

Ter as pessoas que gostamos por perto traz também muitos benefícios para a saúde, tanto mental, quanto física. Pesquisas mostram que as amizades influenciam no grau de felicidade das pessoas.  Somos seres sociais, o isolamento é contrário a lei natural, viver em sociedade contribui para o crescimento moral espiritual. Em O Livro dos Espíritos,  no capítulo 7, segunda parte trata da necessidade da vida social, Allan Kardec comenta a respeito: “Nenhum homem dispõe de faculdades completas e é pela união social que eles se completam uns aos outros, para assegurarem o seu próprio bem-estar e progredirem. Eis porque, tendo necessidade uns dos outros, são feitos para viver em sociedade e não isolados”.

Tamanha a profundidade da amizade verdadeira, que ela pode se perpetuar após a morte e muitas vezes se estender durante várias existências, como explica a Doutrina Espírita. Os amigos mais evoluídos assumem o compromisso de auxiliar seus queridos, sempre que possível. No espiritismo aprendemos sobre os amigos espirituais e o papel deles no auxilio e orientação dos encarnados no caminho de evolução, que por muitas vezes, trabalham silenciosamente, sem que percebamos que velam por nós, muitos o conhecem como “anjos guardiões” ou “mentores espirituais”. Tudo isso nos dá a certeza de que para a amizade não existem barreiras, basta um amigo querido se aproximar que o coração se preenche e o nosso ânimo melhora.  Existem motivos de sobra para cultivar amigos, fortalecendo esses importantes laços de afeto. Não importa a idade, o sexo, a raça ou a classe social. O importante é não perder essa grande oportunidade de ser feliz e sorrir ao lado dos amigos. Sempre há tempo para se criar ou resgatar uma amizade. “O verdadeiro amigo é uma bênção divina, porque ele nos fortalece nas horas difíceis, nos estimula e nos incentiva ao crescimento e ao progresso”…

Fonte: Blog Mundo Maior

Comentários

Postagens mais visitadas