*Nascimento de Léon Denis (01.01.1846)*

Quem é Léon Denis? Ele é um pensador espírita, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion.

Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a ideia da sobrevivência da alma e suas consequências no campo da ética nas relações humanas. É conhecido como sendo o "consolidador do Espiritismo" em toda a Europa, bem como "apóstolo do Espiritismo", dadas as suas qualidades intrínsecas de estudioso do Espiritismo.

Você sabia que aos 18 anos ele teve contato com “O Livro dos Espíritos” e foi ai que se tornou adepto da Doutrina Espírita.

Já em 1900 ele participou do II Congresso Espírita Internacional. Participou ainda do Congresso Espírita de Liège (1905) e Bruxelas(1910), ambos na (Bélgica).

Em 1925 foi aclamado presidente do Congresso Espírita Internacional (Paris), no qual foi formada a Federação Espírita Internacional. Neste congresso quiseram tirar o aspecto religioso do Espiritismo mas Denis se opôs a isso com tenacidade, apesar da acentuada velhice.

A sua grande produção na literatura espírita, bem como o seu caráter afável e abnegado, valeram-lhe a alcunha de Apóstolo do Espiritismo.

Ao longo de sua vida manteve estreita ligação com a Federação Espírita Brasileira, tendo sido aprovada por unanimidade a sua indicação para sócio distinto e Presidente honorário da instituição (1901).




Fontes: CARNEIRO, Victor Ribas. ABC do Espiritismo (5a. ed.). Curitiba (PR): Federação Espírita do Paraná;
DENIS, Léon. Après la mort. Paris: Ed. J. Meyer (B.P.S.), 1890.
DENIS, Léon. Dans l'invisible - Spiritisme et médiumnité. Paris: Ed. J. Meyer (B.P.S.), 1911.
LUCE, Gaston. Léon Denis, l'apôtre du spiritisme. Paris: Ed. J. Meyer (B.P.S.), 1928.
RIZZINI, Jorge. Kardec, Irmãs Fox e Outros. Capivari (SP): Editora EME, 1994. 194p.
Monteiro, Eduardo Carvalho. Dossiê Léon Denis-Artigos, Cartas e Conferências Inéditas: (1ªEd) São Paulo, Madras Editora e USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.
Por: Laura Lins

Comentários

Postagens mais visitadas